
•Trabalho a experimentação como forma fundamental do sentir, ser, reconhecer e se interagir com o mundo dentro das multiplicidades para sua inter-relação com o meio. Estimulando a Awareness. ( consciência ampla).
•O processo expressivo de fazer arte, é as vezes , o mais importante e nem sempre o resultado estético final e suas reflexões .
•Na abordagem da arteterapia gestáltica, somos dois "parceiros" envolvidos numa relação verdadeira. O arteterapeuta se dispõe a explorar com seu cliente, as suas fantasias, medos e conflitos, compartilhando essa aventura a dois, numa relação de simpatia e amor.
•Não é minha tarefa de manter o cliente/paciente num processo terapeûtico já pre-estabelecido, inflexivel,rígido e super planejado, mas ajudá-lo a aproveitar ao máximo aquilo que encontrar no caminho de sua terapia, pelo menos identificar melhor os obstáculos e os perigos, distinguir entre resistências e desvios necessários, selecionar as descobertas aproveitáveis após voltar de cada aventura.É saber ouvir e deixar que ele proprio conduza seu caminho deixando assim, seus conflitos exteriorizarem como também deixar suas respostas internas e simbolicas se aflorarem para um melhor entendimento e enfrentamento de suas dores.
•Há momentos que eu como o arteterapeuta aplico as “Lei das semelhanças ( indo de acordo suas necessidades) e opostos” ( para reequilibrar e acalmar em situações de crise) no processo terapêutico do aluno.
•O arteterapeuta é essencialmente um profissional que tem sua percepção, sensibilidade, intuição e criatividade a flor da pele. Isso vai nortear o seu trabalho diário dentro de sua abordagem teórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário